Retirada de lesões de câncer de pele

Tratamento de tumores cutâneos

Os tumores cutâneos são tipos de lesões de pele que podem ser benignas, quando não apresentam risco à saúde, ou malignas, quando são capazes de acometer a saúde e o bem-estar físico do paciente.

São alguns tipos de tumores cutâneos benignos: nevo, verrugas, lipomas, ceratose seborreica e cistos epidérmicos.

O tratamento destas lesões pode ser realizado por técnicas como cauterização, crioterapia, uso de medicamentos tópicos e ressecção (remoção) cirúrgica.

A cirurgia de remoção de tumores cutâneos benignos é indicada para pacientes que apresentem insatisfação estética e, em casos mais graves, riscos de transformação em um tumor maligno.

Os tumores malignos são divididos entre melanomas e não-melanomas. Os tumores não-melanoma mais comuns são o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Seu principal fator de risco é a exposição à radiação ultravioleta, sendo mais comuns, assim, em regiões corporais mais expostas ao Sol, como a face, tronco e membros superiores.

Já os tumores melanoma têm sua origem nas células responsáveis pela pigmentação da pele, os melanócitos. Assim como os não melanoma, seu principal fator de risco de desenvolvimento é a exposição excessiva à radiação ultravioleta, no entanto, apresentam-se como muito mais agressivos e de pior prognóstico para a pele, pois disseminam-se facilmente para órgãos como pulmão, fígado e cérebro, necessitando sempre tratamento cirúrgico. 

Indicações

Insatisfação estética e/ou suspeita de lesão maligna.

Contraindicações

Comorbidades descontroladas que podem levar a complicações graves caso a paciente seja submetida a uma cirurgia.

Detalhes

O procedimento pode ser realizado com anestesia local, em consultório ou Hospital, a depender da extensão da lesão, saúde do paciente e preferência do paciente e/ou do cirurgião.

Recuperação

  • 4 a 6 horas após a cirurgia: o paciente recebe alta

  • 2 dias: pode voltar a trabalhar de Home Office

  • 7 dias: pode trabalhar em escritório sem esforço físico e pode dirigir

  • 21 dias: retorno gradual às suas atividades físicas

  • 60 dias: recuperação quase completa

Investimento

O custo desta cirurgia depende da dificuldade técnica, existência de cirurgias prévias e outros fatores, como hospital escolhido. Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta para que possa ser proposto um tratamento individualizado para o seu caso!

Precisa de mais informações?